quinta-feira, 17 de maio de 2007

Conversa de MSN

Eu e o Pedro divagando na tarde de 14/05/07.

Michele diz:
Oi, como vai?
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
Oooi! Tudo bem, e vc?
Michele diz:
Tudo certo!
Pedro, eu preciso muuuuuito comprar a minha câmera fotográfica profissional!
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
E eu preciso muito limpar as lentes da minha e tentar remontá-la! rsrsrs
Lembrar... depois de um ano de desmontar..
Michele diz:
Eu queria muito ter um carro pra poder viajar sozinha por aí com a minha super câmera fotografando...

PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
Bom, carro, vc já tem =] O kazinho vai muito além do que imaginam.
Michele diz:
Queria sair sem rumo, ouvindo música numa estrada sem destino...
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
Nada melhor que uma perua Subaru pra carregar o porta-malas e sair dirigindo até a patagônia ou algo assim.
Michele diz:
Adoro sentir esse friozinho sutil de outono...
Parece que dá uma sensação melancólica de vazio, déjà vu.
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
Eu tenho certeza que carrego pseudo-memórias de outros lugares...
Quando vejo fotos da Sicilia ou ouço música árabe (de verdade), sinto coisas que não foram ensinadas...
Michele diz:
Às vezes, eu tenho a nítida sensação de que estou lembrando e não vivendo, sabe?
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
Como assim, lembrando e não vivendo?
Michele diz:
Às vezes, estou num lugar apreciando a vista de uma janela alta, como aconteceu outro dia, e tenho a sensação de que aquilo é uma lembrança e não que estou vivendo aquilo naquele momento, não sei explicar...
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
Mmmm... Acho que sei o que vc sente. E arrisco uma 'teoria' sobre esse sentimento: é a sensação de não estar fazendo o bastante para aquele momento. Parece que a gente JÁ joga na 'memória' como se fosse pra resgatar algo que teria rolado e não rolou, algo que deixamos de fazer. Eu arrisco dizer que essa é uma sensação de que não estamos aproveitando tanto quanto gostaríamos o cenário que estamos vendo. Eu sinto isso o tempo todo no Brasil. É falta de 'vida', na minha opinião. Claro que isso pode ser o que essa sensação é PRA MIM, não o que é pra outra pessoa. Pra mim é como quando eu era criança assistindo um filme e querendo estar lá fazendo parte dele. Como se isso pudesse ficar na memória como algo que ocorreu até. Mas isso é uma coisa minha, não diria que é regra.
Michele diz:
Então, entendo o que vc está falando, sinto isso com freqüencia tb, mas a sensação de estar "lembrando" é uma sensação de plenitude, quase sempre é confortadora e boa.
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
Não sei te dizer o que pode estar acontecendo com vc...
Michele diz:
Pode até ser uma sensação de algo que eu gostaria de estar vivendo, e que não se concretiza, mas a questão é que me dá "saudade"...
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
Ah tá! Então, pra vc ver como existem diferenças nos significados das sensações pra cada um! Pra mim é 'falta completar a experiência', exatamente o contrário, enquanto pra vc é algo positivo.
Michele diz:
Me dá saudade no momento em que estou “lembrando”...
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
Vc olha pela janela e te dá saudade do momento corrente como se ele fosse passado, é isso?
Michele diz:
Isso!
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
E isso é uma sensação na verdade boa?
Michele diz:
Não sei, mas certamente é típica de alguém saudosista...
Pedro, sabe que com essa nossa conversa eu acho que descobri o porquê da minha paixão por fotografia?
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
Mas é mto maluco ser 'saudosista do instante'...rsrsrsrsrsrs
Eu tb to vendo a relação! Com certeza tem a ver com seu modo de ver as coisas.
Vc quer transformar o corrente em memória congelando a imagem...
Michele diz:
Acho que é justamente essa sensação que a fotografia me proporciona, olhar para aquele "registro" e voltar a sentir as sensações do momento em que o momento foi "capturado"!
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
Se vc se sente assim, é de se esperar que essas imagens que vc vê, que se parecem com 'registros', te dêem vontade de 'piscar os olhos' e capturá-las.
Engraçado, eu tenho MUITO isso, mas com movimento. Passeando e observando tudo em ângulos malucos, tenho a sensação de que queria estar fazendo um filminho com meus olhos...
Q câmera vc tem? Se eu tivesse uma digital, ela ficaria no carro direto.
Michele diz:
Tenho uma digital simples. Tecnicamente falando, eu acho que, muitas vezes, eu perco a intenção da fotografia pelas limitações da câmera.
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
Eu tenho o mesmo problema, mas 'ao contrário'... rssrrs
Tenho uma daquelas que regula quase tudo automática ou manualmente,mas não é digital.
Se fosse, ficaria comigo à tira colo. Mas se eu a carregasse comigo gastaria 9000 reais de filme por mês. Hauahauhau!
Michele diz:
A questão é que os momentos que mais me "enchem a alma" são os mais simples e rotineiros possíveis!
O pôr-do-sol, sentir o vento no meu rosto enquanto leio um livro no fim da tarde, tomar banho com o sol batendo no meu rosto tornando brilhantes as gotas de água...
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
Exato! Eu tb!
Mas essa é a verdade... Quem consegue ver a beleza com certos olhos bem calibrados, não precisa entrar no clichê de paisagismo que existe por aí.
Michele diz:
E a cena com a qual eu sempre sonhei é exatamente essa, eu sozinha viajando de carro, por uma estrada reta, de onde se pode ver o pôr-do-sol ao longe... E quando a noite cai, eu me abrigo num lugar rústico, porém confortável, e leio um livro na frente da lareira...
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
A minha é parecida. Na verdade não tenho uma cena específica, mas uma filosofia de pé na estrada que me dê oportunidade de viver várias experiências similares a essa. Mas detalhes podem variar. Numa viagem pode ser como vc descreveu e em outra pode haver outro cenário (nunca quente... rsrsr) fechado com um vinho, barraca e fogueira ao lado do carro, ao invés de chalé com livro e lareira. Há uma infinidade de possibilidades.
Michele diz:
Se eu conseguisse fazer com que 1/3 da minha vida fosse assim, eu seria realizada, mas se vc realiza um sonho ele deixa de ser sonho...
PETER'07! - Autumn is my spring! - diz:
Deixa de ser sonho.. vira REALIZAÇÃO!

Nenhum comentário: