sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Atemporal

Com o tempo você percebe que o outro é diferente e que, às vezes, precisa de tempo e que esse tempo implica em ficar sozinho.
Com a maturidade você percebe que conviver com o diferente é importante e que ser diferente não significa ser pior ou melhor, significa apenas ser diferente, e que essa diferença complementa, ensina e engrandece quem a aceita.

Quem aceita o próximo compreende a si mesmo, e quem se reconhece no espelho corrige mais facilmente os próprios erros. Entretanto é necessário perceber o que há em volta para não se tornar egoísta.

Com a perda você percebe que para os relacionamentos serem duradouros e plenos é necessário respeitar limites e espaços e que, muitas vezes, isso exige paciência e otimismo. Paciência é qualidade dos sábios e otimismo dos vencedores.

Com o otimismo você aprende que a insegurança é bem pouco benéfica, induz a juízos precipitados e alimenta a impulsividade. Esta é a mãe de grande parte dos arrependimentos.

Com os erros você aprende que a reflexão sempre é a melhor saída, que decisões bem pensadas valem mais que o alívio de já ter feito uma escolha.

Com o final da vida você percebe que tudo o que ficou foi construído devagar, que tudo que se foi também teve o que ensinar e que você se transformou no que consegue enxergar.

Escrito em 30/05/2004.

Um comentário:

Selma Alvarez disse...

Nossa Mi! é isso mesmo, perfeito o seu texto Parabéns.Quem dera todo ser humano tivesse a capacidade de coompreender as diferenças com que mostra essas palavras tão sabias.